46º Dia – San Pedro de Atacama – em trânsito para Uyuni

Hoje estamos saindo do Chile em direção à Bolívia. Nos dias em que estávamos em San Pedro de Atacama, fechamos um pacote de 3 dias pelo Salar de Uyuni na Bolívia com a agência Colque Tours.

Tivemos que sair cedo para estar no escritório da agência no horário solicitado. Às 7:45, as pessoas se acumulavam e já víamos quem seriam os nossos companheiros de viagem. O ônibus que nos levaria até à alfândega da Bolívia chegou próximo das 8:30, embarcamos e seguimos até a alfândega chilena inicialmente para carimbar a nossa saída do país.

Adios, San Pedro de Atacama!

Adios, Chile!

Às 10:30, já chegávamos na alfândega boliviana. Que diferença de um país para o outro!

Alfândega boliviana

Neste lugar, também foi feita a divisão dos grupos para as camionetes 4X4. Desta agência, foram formados  3 grupos (2 com 6 passageiros e 1 com 7). Na nossa 4X4, ficamos com 1 suíça, 1 australiana e 2 franceses.

Divisão dos grupos para as camionetes 4X4

Alguns kms de chão batido e ingressamos no Parque Nacional Eduardo Avaroa.

Às 11:00, tivemos a primeira parada turística na Laguna Blanca onde também recebemos o café da manhã que estava incluído no nosso pacote.

Laguna Blanca

Continuamos o nosso percurso sempre vendo paisagens incríveis e, às 12:30, já alcançávamos a Laguna Verde que possui esta cor devido à presença de alguns minerais e com o vulcão Licancabur ao fundo. No outro lado do vulcão, é território chileno.

Pegando a estrada
Laguna Verde com o vulcão Licancabur ao fundo

O passeio segue e vemos lindas montanhas coloridas certamente devido à presença de diversos minerais.

Montanhas coloridas

Às 13:30, chegamos no lugar onde localiza-se uma piscina térmica natural. Novamente, alguns poucos corajosos encararam a saída da água quente para o frio e o vento. Da nossa 4X4, ninguém encarou!

Piscina térmica natural
Mais montanhas coloridas

Uma hora depois, seguindo o nosso caminho, chegamos numa região de geysers. Os vapores destes geysers tem um forte cheiro de enxofre. Interessante, mas os geysers del Tatio no Chile foram mais interessantes. Talvez, chegando-se mais cedo, veríamos algum tipo de atividade mais impressionante. Não sabemos.

Geysers na Bolívia

Próximo das 15:30, já avistávamos a Laguna Colorada que deve a sua cor à presença de algas e micro-organismos. Nesta laguna, há a presença de flamingos. Alguns poucos exemplares nesta época do ano, pois a maioria já migrou para áreas mais quentes. De qualquer forma, a visão desta lagoa com os poucos flamingos que sobraram é magnífica.

Junto a esta laguna, localiza-se o alojamento da agência com instalações bastante precárias. Os quartos são compartidos e todos passageiros da nossa 4X4 ficaram juntos. Nos instalamos e almoçamos. Após o almoço, caminhamos até um miradouro da Laguna Colorada, onde se tem uma visão panorâmica maravilhosa da laguna.

Estamos localizados à 4350m e esta altitude já se faz sentir na nossa respiração. Temos que caminhar muito mais devagar.

Flamingos na Laguna Colorada
Laguna Colorada – apesar do sol, o frio é intenso
Laguna Colorada

Às 19:30, já estávamos jantando e, antes das 21:00, todos do nosso grupo já estavam na cama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Rolar para cima