9º Dia – Bariloche (El Bolsón)

Para este dia, escolhemos um passeio na região de El Bolsón e o dia amanheceu perfeito e ensolarado. O nosso guia/motorista foi o Ricardo, o mesmo do passeio de Villa Traful.

O caminho até El Bolsón possui uma paisagem muito bonita. Ao longo da estrada, observamos várias macieiras crescidas espontaneamente, assim como as goiabeiras nascem nas nossas estradas no RS.

El Bolsón está situada à 120km de Bariloche e à 160m de altitude. Possui aproximadamente 40 mil habitantes. Tornou-se um lugar turístico há pouco tempo, quando a ruta 40 foi asfaltada até a cidade.

A cidade foi sempre muito procurada por uma comunidade mais alternativa. Isto pudemos constatar na feira regional que visitamos.
A primeira parada que tivemos foi num criatório de trutas chamado “Granja Larix”. Eles possuem também uma lojinha com produtos, como patê de truta e truta defumada, entre outros.

Lojinha com produtos a base de trutas

El Bolsón tem as maiores produções de frutas finas (morangos, framboesas, cerejas, entre outras que não conhecíamos). Pela informação do guia, todas as produções desta região são orgânicas.

Plantação de morangos

Visitamos uma fábrica de doces e sucos chamada Cabaña Mico. A guia do lugar era uma senhora muito espirituosa e, sabendo que éramos brasileiros, nos falou que eles estava exportando para o Brasil com a marca “El Bolsón”. A fábrica está dentro de um sítio e pudemos ver como são plantadas as diversas frutas finas. Como não poderia faltar, o sítio possui uma lojinha que vende as diversas geleias e sucos produzidos na fábrica. Pudemos prová-las num mesa de degustação. Tomamos sucos puros de morango e framboesa. Compramos também 2 micro geleias (1 de rosa mosqueta e outra de sauco) e uma garrafa de suco de arándanos afamado pelos seus flavonoides e propriedades medicinais.

Loja da fábrica de doces e sucos

A próxima visita foi na cervejaria artesanal “Otto Tipp”. Esta região possui 12 cervejarias artesanais e há muitas plantações de lúpulo. 80% do lúpulo plantado aqui abastece a afamada cerveja industrial Quilmes.

Cervejaria artesanal

Na hora do almoço o guia nos deixou junto à praça principal onde funciona a Feria Regional de El Bolsón. Encontramos trabalhos artesanais em prata, madeira, flores secas, cuias, etc…Como não poderia faltar numa feira que dura o dia inteiro, encontramos várias barracas vendendo lanches e frutas.

Barraca na feira
Barraca na feira

Começamos comprando 2 tortas integrais de verduras (ótimas), experimentamos uma cerveja artesanal, e, de sobremesa, compramos um waffle com cobertura de morangos e chantilly.

Waffle com cobertura de morango e chantilly

As bancas com bandejas de morangos e framboesas estavam convidativas. Compramos uma de cada e, para nossa surpresa, os morangos são muito mais doces e menos ácidos se comparados aos que temos no Brasil.

Antes de voltarmos a Bariloche, paramos no Lago Puelo. Um lugar com um cenário maravilhoso.

Lago Puelo
Lago Puelo

Ao chegarmos em Bariloche, encontramos a cidade ainda mais movimentada devido ao feriado.

Jantamos truta no restaurante “Il Giardino” (Moreno, 238).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Rolar para cima