53º Dia – Copacabana (Isla del Sol)

O nosso passeio de hoje foi para a Isla del Sol. Chegamos no cais de onde partiria o nosso barco, nos acomodamos na parte superior, pois a inferior já estava lotada. Parece interessante estar em cima, mas o ventinho frio estava de cortar. O horário de saída seria às 8:30 para os 3 barcos que estavam partindo neste dia, mas o nosso partiu com 10 minutos de atraso. A estrutura destes barcos não é das mais seguras. Não vimos coletes salva-vidas suficientes para os quase 40 passageiros por exemplo. Felizmente, tudo ocorreu bem na ida e na volta.

A sensação de se estar navegando no lago navegável mais alto do mundo é muito interessante. A paisagem durante todo percurso é muito bonita. O barco fez a sua primeira parada na parte sul da ilha, onde poucas pessoas desceram.

Trinta e cinco minutos depois já alcançamos a parte norte da ilha.

Porto na parte norte da ilha
Praia na parte norte da ilha

Descemos e inicialmente passamos pelo museu ou, pelo menos, uma tentativa inicial de se fazer um museu.

Visto o museu, seguimos para a parte onde ficam as ruínas, aliás nada muito sinalizado, tem que se pedir informações ou meio que seguir aonde se vê outras pessoas caminhando.

A vista durante todo caminho é maravilhosa. São formadas prainhas com areia clara e a água com verde transparente impressionante, fazendo-nos lembrar das praias de Santa Catarina, mas certamente com água muitíssimo mais fria.

Águas transparentes
Águas transparentes
Paisagem incrível

Chegamos até as ruínas e tínhamos 2 opções: seguir a pé até a parte sul e chegar até às 15:30 para pegar o barco e voltar à Copacabana ou voltar e pegar o barco na parte norte mesmo. Decidimos pela segunda opção, pois levamos quase que o dobro do tempo que nos disseram que levaríamos até as ruínas. Ficamos receosos que não chegaríamos até às 15:30 para pegar o barco na parte sul. Provavelmente, a maioria pensou da mesma forma que nós, pois o barco estava quase que tão lotado quanto na vinda.

Ruínas na Isla del Sol
Partindo da parte norte da ilha

Na volta, o barco parou por 1 hora na parte sul da ilha, onde descemos e tiramos fotos.

Parte sul da ilha
Parte sul da ilha

Chegamos de volta à Copacabana às 17:00 e conseguimos ainda assistir o pôr-do-sol sobre o Lago Titicaca.

Pôr-do-sol sobre o Lago Titicaca

Jantamos cedo no restaurante “Copacabana” (6 de Agosto, s/n) e demos uma passadinha numa lan house antes de voltarmos ao hotel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *