39º Dia – Santiago (Cemitério Central)

Chegamos em Santiago às 7:00. Deixamos a nossa bagagem num guarda-volumes da estação rodoviária para termos mais mobilidade para procurar acomodação. Tomamos café e, antes de deixarmos a rodoviária, fomos buscar informações sobre passagens para o nosso próximo destino: San Pedro de Atacama.

Olhamos em mais de uma companhia e ninguém tinha disponibilidade para segunda ou terça. Nos ofereceram um destino próximo, Calama, que tinha ainda alguns poucos lugares para terça e onde teríamos que comprar uma outra passagem para o nosso destino final. Compramos a nossa passagem já sabendo que teríamos que ficar 3 noites em Santiago. Na saída da rodoviária, encontramos o “Hotel Ibis Santiago Estacion Central”. Em geral, estes hotéis executivos têm tarifas promocionais para o final de semana. Já tínhamos consultado na internet em Pucón que este hotel teria um pacote promocional com o final de semana mais a segunda-feira. Entramos para nos informar e descobrimos que o pacote somente era válido para reservas na internet. O próprio atendente nos sugeriu que fôssemos numa lan house que tem na rodoviária para fazer a reserva. Fizemos isso, pois certamente os outros hotéis ficariam mais caros e, além do mais, este hotel havia sido inaugurado há 6 meses, portanto tudo estava bem novo. Como estava muito cedo para fazermos o check in, fomos dar uma volta na estação de trem que é próxima e encontramos um escritório de turismo. Conseguimos alguns mapas. Às 11:00, pegamos a nossa bagagem e nos instalamos no hotel.

Saímos novamente por volta do meio-dia para procurar as agências de turismo que estariam próximas a rua Ahumada. Pegamos o metrô e fomos nesta rua e em todas ao redor e não encontramos nenhuma aberta, aliás, apenas vimos algumas lojas de departamento abertas neste sábado de Páscoa. No final das contas, encontramos apenas a agência Turistik aberta junto ao mercado público e compramos 2 passeios para domingo e segunda.

Passeamos no mercado de frutas e depois voltamos ao mercado público onde se vendem peixes e onde localizam-se os melhores restaurantes que estavam lotados de brasileiros. Almoçamos peixes no “Donde Augusto” e já eram mais do que 15:00.

Mercado Público

Parece macabro, mas havíamos ouvido falar de uma visita guiada no Cemitério Central. Como tínhamos tido uma ótima experiência com este tipo de visita em Punta Arenas, resolvemos fazer o mesmo aqui. Detalhe: chegamos no cemitério e as visitas guiadas eram de segunda à sexta. A pessoa que nos informou, vendo a nossa decepção, resolveu nos dar algumas dicas e fizemos um passeio por conta. É muito interessante! Os mausoléus são verdadeiras obras de arquitetura. Às vezes, parece que estamos passeando na Roma antiga de tantos mausoléus com colunas romanas. Por outras vezes, os mausoléus se parecem com obras egípcias ou maias. Um dos mais procurados é o de Salvador Allende, líder político, que possui um mausoléu em forma de monumento.

Cemitério Central – mausoléu de Salvador Allende
Cemitério Central

Já eram 17:30 quando demos por encerrado o nosso passeio. Como estávamos numa cidade grande, decidimos matar a saudade e ir a um cinema num shopping próximo ao hotel. Assistimos a uma comédia, jantamos no próprio shopping e estávamos de volta no hotel antes das 23:00.