22º Dia – Bogotá – Zipaquirá – Cajicá – Bogotá

Dia de viajar de trem. O Turistren é um trem turístico que faz um percurso entre a estação La Sabana de Bogotá e a estação de Zipaquirá. Este percurso somente funciona aos sábados, domingos e feriados. Possui uma parada também em Usaquém mais ao norte de Bogotá. São aproximadamente 50 km de distância entre a estação La Sabana e a estação de Zipaquirá e dura um pouco mais de 3 horas, portanto o deslocamento é lento, mas durante todo o percurso, além do serviço de bordo, os passageiros são entretidos por 3 grupos musicais locais.

Pegando o trem para a Catedral de Sal de Zipaquirá
Experimentando o tamal tolimense no trem – prato típico colombiano

O trem vai atravessando Bogotá e fazendo o trânsito parar.

Carros parando na passagem do trem por uma avenida

Mais na divisa norte de Bogotá, já vemos a transição da zona urbana e rural.

Próximo da divisa de Bogotá mais ao norte
Paisagem rural entre Cajicá e Zipaquirá

Durante o trajeto de trem, os ingressos para a Catedral de Sal e para o ônibus que leva até a igreja são vendidos. Então, ao chegar na Zipaquirá, os passageiros do trem são conduzidos aos ônibus.

A Catedral de Sal foi eleita a primeira maravilha da Colômbia. Ela surgiu como mina para extração de sal e ele já era explorado na época dos indígenas muiscas. No século XVII começou a exploração por túneis na montanha. Já existia um altar à Virgem Maria na época, mas, nos anos 1950, foi construída a primeira igreja a 80 metros de profundidade solicitada pelos mineiros que ali trabalhavam. Nos anos 1980, a exploração de sal se esgotou. Nos anos 1990, o lugar começou a apresentar problemas estruturais e, a partir daí, um novo projeto foi feito e foi construída a catedral no formato que vemos hoje.

Entrada Catedral de Sal de Zipaquirá
Catedral de Sal de Zipaquirá
Catedral de Sal de Zipaquirá
Catedral de Sal de Zipaquirá
Catedral de Sal de Zipaquirá
Catedral de Sal de Zipaquirá
Flores/plantas nas jardins externos da Catedral de Sal de Zipaquirá

Na saída da catedral, o ônibus está a nossa espera e nos conduz até a cidade vizinha de Cajicá de onde partirá o trem de volta. Ali, temos tempo suficiente para almoçar. Escolhemos lanchar um hamburguer em um lugar muito bom chamado Lobo Feroz que jamais imaginaríamos encontrar em uma cidadezinha tão pequena.

Hamburguers no Lobo Feroz de Cajicá

O trem parte por volta das 14:25 e chegamos em Bogotá às 17:30.

Trem Catedral de Sal de Zipaquirá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *