17º Dia – El Calafate (El Chaltén)

Levantamos cedo, tomamos café e caminhamos até o terminal de ônibus, pois o nosso sairia às 8:00.

Quando saímos de El Calafate, o céu estava lindo. Em seguida, acessamos a Ruta 40.

Amanhecer em El Calafate

A viagem durou 3 horas e às 9:50 já avistávamos o Lago Viedma um pouco antes de acessarmos a Ruta 23. Rodamos uns 25 minutos e começamos a ver o Glaciar Viedma.

Glaciar Viedma visto da Ruta 23

Às 10:40, já estávamos chegando em El Chaltén.

Logo na entrada, o ônibus parou no Centro de Visitantes do P.N. los Glaciares (El Chaltén também fica dentro do mesmo parque nacional que visitamos nos passeios dos dias anteriores. Este parque é o segundo maior da Argentina).

Explicações do guarda-parque na entrada de El Chaltén

No Centro de Visitantes, todos os passageiros foram convidados a descer para assistir uma pequena palestra do guarda-parque. Ele nos deu um mapa com as trilhas e uma breve explicação das principais, especialmente para quem vem ao povoado por um dia. Enfatizou também sobre a necessidade de cada pessoa guardar consigo o seu lixo, pois o parque não possui lixeiras.

Entramos de volta no ônibus e chegamos ao terminal em 5 minutos.

Entrada de El Chaltén

El Chaltén tem menos do que 500 habitantes, portanto é fácil de se deslocar. Mesmo assim tivemos uma certa dificuldade para encontrar o começo da trilha para a Laguna Capri e tivemos que perguntar para alguns estudantes que estavam na rua.

Início da trilha para o Fitz Roy e Laguna Capri

Uma vez encontrada, começamos a subida de 350m de desnível em relação ao povoado e que totaliza 4km de extensão. O percurso é muito bonito e com miradouros para fotos do vale abaixo e Rio de las Vueltas.

Tanto na subida quanto na descida, encontramos vários pica-paus.

Vista de El Chaltén na subida da trilha
Pica-paus no caminho
Subindo a trilha
Rio de las Vueltas ao fundo
Restos da neve da noite anterior na trilha

Chegamos na laguna por volta das 12:45 e a visão foi simplesmente esplendorosa com o Fitz Roy – principal e mais alto pico – ao fundo, apesar da ponta do pico estar coberta por algumas nuvens.

Fizemos o nosso pic-nic e descansamos um pouco, pois afinal foram 4km de caminhada morro acima.

Hora do pic-nic na frente da Laguna Capri e com Fitz Roy ao fundo
Os passarinhos chegam bem próximos do nosso pic-nic
Laguna Capri
Laguna Capri

Como tínhamos tempo ainda, ao descemos, fizemos uma caminhada até o Chorrillo del Salto. Desta vez, foram 4km num terreno mais fácil de caminhar. Fomos por uma estrada costeando o Rio de las Vueltas – uma paisagem linda que já tínhamos avistado de cima.

Chorillo del Salto
Vegetação mudando de cor
Flor no parque nacional
Flor no parque nacional
Flor no parque nacional
Flor no parque nacional

Ao voltarmos para o povoado, ainda tivemos tempo para fazer um lanche e, caminhando em direção ao terminal de ônibus, fomos premiados com uma visão magnífica do Fitz Roy.

Fitz Roy visto no final da tarde

Chagamos de volta às 21:00 em El Calafate. Como estávamos muito cansados, resolvemos jantar no hotel e, para nossa surpresa, estava muito bom. A garçonete que nos atendeu era uma brasileira de Curitiba que estava morando na Argentina há quase 10 anos.

1 comentário em “17º Dia – El Calafate (El Chaltén)”

  1. Inverno Sem Frio

    Que depoimento interessante com fotos lindas. Que tal na sua próxima viagem, você escolher suas roupas, botas, luvas e gorro na http://www.tcheinverno.com.br. Lá tem tudo para viagens internacionais, imperdível. Espero que goste da dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *