16º Dia – El Calafate (Mini Trekking)

Hoje pudemos tomar o café da manha com mais calma, pois a van passaria apenas após às 8:30.

O dia amanheceu bonito na cidade, mas muito frio.

Pensávamos que viria uma van nos apanhar para o passeio, mas veio um grande ônibus em realidade que lotou. À medida que chegávamos próximos do P.N. los Glaciares, o tempo ficava nublado e as montanhas pareciam mais nevadas do que no dia anterior.

Novamente tivemos que pagar a taxa de entrada do parque. Não há tíquetes para múltiplas entradas.

O ônibus nos levou até o porto “Bajo las Sombras” no denominado Brazo Rico ao sul do Lago Argentino. Durante todo o percurso, pegamos uma chuva de flocos de gelo. A travessia de barco levou 15 minutos até o lado do lago de onde sairia o mini trekking.

Travessia para o mini trekking (esta chuvinha estava de lascar!!)
Travessia para o mini trekking

A “Hielo e Aventura” detém a concessão de exploração dos passeios no lado sul do Lago Argentino e tem toda uma estrutura montada com um refúgio com banheiros e área para lanche para receber os turistas.

Ao chegamos no refúgio, tivemos uma mini palestra sobre a formação dos glaciares com o guia. Ficamos sabendo que a grande procura por estes glaciares nesta região se deve ao fato deles estarem a poucos metros de altitude (aproximadamente 180-200m), enquanto que em outros lugares, os glaciares estão posicionados a mais de 3000 metros de altitude.

Guia dando explicações sobre os glaciares

Até chegarmos no ponto de saída do mini trekking, caminhamos por 15 minutos por um bosque e uma prainha. O chuvisco gelado continuava.

Prainha próxima ao Glaciar Perito Moreno

Antes de partirmos para o mini trekking, o grande grupo foi dividido em grupos menores de 20 pessoas e novos guias conduziram estes grupos menores. Colocamos grampões e partimos para a neve. Por sorte, a chuva parou antes de subirmos no glaciar.

Colocando os grampões

A sensação de caminharmos na neve foi bem interessante para nós que estávamos tendo o nosso “batismo”. Quase no final do mini trekking, chegamos num lugar com uma mesa, copos e alfajores. O guia picou gelo “centenário” de uma parede de neve e serviu-nos com bourbon.

Sobre o Glaciar Perito Moreno
Grupo caminhando sobre o Glaciar Perito Moreno
Guia servindo bourbon com gelo “centenário”
Tomando bourbon com gelo “centenário”
“Aprendendo” a escalar

De volta ao refúgio, tivemos 1 hora para lanchar e descansar. Cruzamos o Brazo Rico de volta às 15:30 e o ônibus já estava esperando para nos levar às passarelas que ficam em frente ao Glaciar Perito Moreno.

Rocha vulcânica

A frente deste glaciar tem 5km de comprimento (3km para o Brazo Norte e 2km para o Brazo Rico) e uns 50-60m de altura visível, fora o que fica para dentro da água.

Perito Moreno ao fundo
Perito Moreno
Flor no P.N. los Glaciares

Chegamos de volta a El Calafate por volta das 18:00 e compramos a nossa passagem de ônibus para El Chaltén para o dia seguinte.

Existem 2 empresas que têm ônibus para El Chaltén a partir de El Calafate: Chaltén Travel e Caltur. Estas 2 empresas têm hostels em El Chaltén, então, eles também fazem pacotes de transporte + hospedagem para quem vai ficar mais dias. Ambas têm 3 horários de ida e 3 de volta, praticamente na mesma hora. Optamos pela Caltur, cuja volta era meia hora mais tarde.

Decidimos ir a El Chaltén por conta própria, pois os passeios de 1 dia oferecidos pelas agências incluíam apenas uma caminhada de 20 minutos até uma cascata, o almoço e uma passeio de barco para ver um glaciar. Queríamos fazer mais caminhadas.

À noite, jantamos no “Kau Kaleshen” (Gobiernador Gregores, 1256) que é um restaurante vegetariano – um oásis no meio de tantos restaurantes de parilla.