15º Dia – Salento

Dia para visitar uma fazenda de café.

Reservamos uma visita na Finca Cafetera Momota pela internet. Para se chegar neste lugar, recebemos um mapinha por email, pois o Google não marca uma trilha para pedestres chamada Camino Nacional – patrimônio histórico e nacional que não permite a passagem de carros e motocicletas. São 15 minutos de caminhada do centro de Salento.

Entrada da “Finca Cafetera Momota”

Em realidade, esta Finca é o que chamaríamos de sítio com 5 hectares que funciona no sistema da permacultura, ou seja, os pés de café são consorciados com os de outras culturas, fazendo que haja uma interação entre as plantas. O café é 100% orgânico e o manejo é totalmente artesanal. Somente os grãos maduros são colhidos. Na Momota, os grãos não são lavados e não são totalmente descascados, são processados com torra média em uma torrefação fora da propriedade – todo este processo é feito para manter as notas doces da bebida. No total, foram mais de 3 horas de explicações e demonstrações feitas por Uri, um catalão que já viajou o mundo e até já morou no Brasil. Há uns 4 anos, ele e a esposa estão desenvolvendo o trabalho de permacultura neste lugar.

Pequena abelha na flor do café
Grãos de café em estágios diferentes de maturação na Finca Momota
Vista da Finca Cafetera Momota
Uri explicando sobre as mudas de café
Uri explicando sobre a secagem do café
Explicação sobre diversos tipos de secagem do café na Finca Momota
Preparando o café para degustação na Finca Momota

Na parte da tarde, depois de um breve descanso, fomos explorar os miradores da cidade. Subimos até o Mirador de Salento  de onde podemos ter uma linda  vista do Vale del Cocora. O Mirador de la Cruz é acessado por um caminho que liga os dois miradores. No segundo, pudemos ter uma vista da área central da cidade.

Vista do Valle del Cocora a partir do Mirador de Salento
Vista de Salento a partir do Mirador Alto de la Cruz

Observar as construções coloniais, perambular pelo centrinho e tomar café em uma das várias opções de cafeterias que esta pequena cidade oferece fizeram parte das atividades da tarde.

Parada para um café no Café Jesus Martin
Plaza de Bolivar em Salento com a Iglesia Nuestra Señora del Carmen ao fundo
Cafeteria móvel no centro de Salento
Casario de Salento
Vista diurna da rua central de Salento

À noite, uma janta mais leve e uma última voltinha no centrinho para não esquecer de Salento:

Jantar no restaurante Veggie de Salento
Vista noturna da rua central de Salento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *